terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Bruges: A Veneza do Norte

Bruges (Brugge em Neerlandês) é capital da província de Flandres Ocidental, na região de Flandres, noroeste da Bélgica.

Cidade medieval que parece ter saído de um conto de fadas, Bruges é chamada de "Veneza do Norte" por causa dos inúmeros canais que atravessam a cidade e o seu Centro Histórico é, desde 2000, Patrimônio da Humanidade.

Fiz um bate-volta a partir de Paris em 2011, mas acho que a cidade merece mais que isso, da próxima vez quero ficar pelo menos uns 2 dias.

Logo na chegada nos deparamos os Jardins das Beguinas de Flandres, também Patrimônio Histórico.
Begijnhof , construído no século XIII, é uma espécie de convento para mulheres que queriam viver uma vida dedicada à Deus sem serem ordenadas formalmente.

Bruges Jardim das Beguinas de Flandres

Em seguida vemos os canais que circundam a cidade.

Bruges

Bruges

Já no centro encontramos a cervejaria local, a De Halve Maan, cujo símbolo é uma meia lua.

Bruges Cervejaria De Halve Maan


Entre os séculos XII e XV, Bruges era uma das principais economias da Europa, a cidade era repleta de comerciantes vindos dos quatro cantos do mundo. A decadência aconteceu quando o Rio que ligava a cidade ao mar foi assoreado e os navios ficaram sem acesso ao porto da cidade. 400 anos depois a cidade renasceu e hoje em dia é recebe uma quantidade enorme de turistas.

A praça central, Markt, ainda preserva boa parte do seu traçado original e é o coração da cidade

Bruges

Bruges

Na praça fica o Campanário de Bruges, principal símbolo da cidade, uma torre medieval construída no século XIII. Pra chegar ao topo é preciso encarar uma pequena escadaria de 366 degraus! Eu passei somente um dia lá e não tive tempo nem disposição para ir conferir a vista e o carrilhão com seus 47 sinos. Fica pra próxima...

Campanario de Bruges

Sentamos num restaurante na praça pra provar as famosas Moules Frites, mexilhões cozidos no vapor com vinho branco e aipo acompanhado de batatas fritas.


Não sou muito fã de mexilhões mas tinha que provar né!

Moules Frites
as fritas ficaram escondidas atrás do prato.
Pra acompanhar uma cerveja bem feminina, fabricada com cerejas.

Cerveja de Cereja

essa é minha irmã Daniela com a cerveja e o pão de ervas que serviram de entrada.
É possível e muito recomendável passear de barco pelos canais para ver a cidade de outro ângulo

Canal Bruges

Canal Bruges

Canal Bruges

Canal Bruges

Canal Bruges

passeio de barcoBruges

No quesito comprinhas, não dá pra sair de lá sem comprar:

Rendas


Chocolates



Deliciosos!


4 comentários:

  1. Oi, Paula! Já estive em Bruges e amei. Seu post me fez lembrar de momentos meus tão agradáveis e, ao mesmo tempo, me fez querer voltar, pois muitas coisas que você conta sobre seu passeio, eu não fiz. Ah, fico feliz que vc tenha rido com a minha história lá no blog! :) Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana!
      Eu realmente dei muitas boas risadas com o seu blog, já está na minha lista de leitura!
      Bjs

      Excluir
  2. Que lugar lindo! Vou colocar na minha lista de destinos, como não ir a um lugar que tem chocolates! rsrsrs beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, e os chocolates belgas são maravilhosos.
      Bruges vale muito a pena.
      Bjs

      Excluir