quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Pão Australiano

Essa recita do é blog Máquina de Pão e fez o maior sucesso.

Sempre troco margarina por manteiga e óleo por azeite extravirgem, além de outras coisinhas, então a minha receita ficou assim:

1 xícara de (chá) água morna
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de melado ou mel (usei o melado)
2 e 1/2 xícata de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres de sopa de chocolate em pó ou 1 colher de sopa de cacau em pó
3 colheres de sopa de açúcar mascavo (lógico que diminuí isso para 1 e 1/2 collher)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de glúten (substituí por amido de milho)
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar (só usa se for assar o pão em forno convencional)

Tamanho: 900gr
Ciclo: Pão Doce

Depois de 5 minutos e antes de 10 minutos do processo tem que verificar a consistência da massa, ela tem que formar uma bola lisa e homogênea no centro da fôrma, se estiver mole demais e agarrando nas paredes polvilhe mais farinha de trigo branca aos poucos. Se estiver seca demais e com partes que não se integram à massa acrescente um pouco de água morna até chegar no ponto certo.

Fiquei séculos procurando a farinha de centeio até que uma amiga encontrou na Casa Pedro do Centro do Rio (já tinha procurado na da Barra da Tijuca e estava em falta).

Sempre que testo uma receita pela primeira faço o ciclo inteiro na máquina por que é mais garantido... até hoje não perdi nenhum pão!

Para fazer assando em forno convencional é só selecionar o ciclo amassar/massa (na maquina da Arno é o ciclo massa de pizza) e quando terminar de bater modelar os pães numa superfície polvilhada com o fubá. Coloque na forma (eu divido a massa em duas partes e uso duas formas), cubra com um pano e deixe descansando por 1 hora.  Depois é só assar no forno a 180º por cerca de 40 minutos. 

Vejam o resultado da minha primeira fornada:

Pão Australiano


Pão Australiano


Não ficou tão escuro quanto do Outback, talvez seja necessário colocar mais cacau em pó, mas pra mim é uma questão meramente estética, o gosto e a textura ficaram muito bons e isso é o que importa, não é?!

Bisous! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário