sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Incrementando o Pão Branco Tradicional

Sempre que estou sem muito tempo pra fazer um pão, faço uma receita de pão branco tradicional do manual da Cadence. Ele é feito no ciclo rápido, e contando com o tempo de preparar os ingrediente até o bip final dá umas 2 horas e meia.

Mas, comer pão branco tradicional todo dia não dá né. Foi então que comecei a fazer experimentos com essa receita e fica sempre muito bom. Vejam só:

Receita Original

(600g) ciclo rápido


1 xícara de chá de água (240ml)
2 colheres de sopa de óleo/margarina (uso azeite extra virgem)
1 ⅓ colher de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de açúcar 
1 colher de chá de sal 
3 copos de farinha de trigo especial (720ml) 
1 ½ colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo

Os ingredientes devem ser colocados na forma na ordem em que aparecem na receita, mas logo depois da água eu coloco cenoura, beterraba ou abobrinha raladas. Nos primeiros 6 minutos de funcionamento tem que monitorar a massa porque ela vai ficar muito mole por conta do líquido contido no ingrediente acrescentado. Vou peneirando um pouco mais de farinha de trigo até a massa ficar no ponto certo (uma bola lisa e homogênea no meio da forma). Quando soa o bip para o recheio acrescento duas colheres de sopa de chuia (no caso de pão de cenoura) gergelim (se for o pão de beterraba) ou salsinha e nozes (no pão de abobrinha).

Et Voilà!

Pão de Beterraba
Pão de Beterraba com Gergelim
Pão de Cenoura
Pão de Cenoura com Chia
Pão de Abobrinha
Pão de Abobrinha com Salsinha eNozes
Bisous!!

Um comentário: